Por que todas as empresas estão falando sobre marketing digital? Afinal, o que é e como isso pode ajudar a minha empresa?

Eu poderia usar a definição da Wikipedia para explicar: são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar, por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Mas com certeza, essa é uma definição que você vai esquecer logo depois que ler esse artigo. Portanto, aqui vai uma definição rápida e fácil de lembrar:

Falando de uma forma bem resumida, marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Agora, por que o marketing digital é importante e por que tantas empresas estão preocupadas em utilizá-lo como estratégia principal?

Para te explicar isso, vou te contar uma história.

Você se lembra do Outdoor? Eu lembro.

Lembro perfeitamente que todas as vezes que ia viajar ou passear, passava por diversos outdoors. Eles eram uma forma de me localizar e também adorava algumas propagandas.

Até 2015, muitas empresas ainda gastavam muito dinheiro nesse tipo de propaganda, mas isso morreu…

O motivo pelo qual esse tipo de propaganda morreu está ilustrado na foto abaixo:

Marketing Digital

Nenhum passageiro olha mais para a rua. Até mesmo os motoristas.

Uma pesquisa realizada pelo Hospital Samaritano de São Paulo aponta que 80% dos motoristas usam o celular enquanto dirigem.

Vendo esse dado, fica a pergunta: Como podemos pensar que os outdoors têm algum futuro?

O tempo que as pessoas gastam usando aparelhos eletrônicos só vai crescer daqui por diante.

Hoje, por exemplo, os americanos gastam em média 11 HORAS OU MAIS em aparelhos eletrônicos todos os dias. Não vai demorar muito tempo para gastarmos todo o nosso tempo no meio digital.

Já o Brasil é o TERCEIRO PAÍS DO MUNDO que fica mais tempo online no celular.

Hoje, se a sua empresa ou você não está na internet, você simplesmente não existe.

Qualquer pessoa que busca algum serviço específico hoje na internet faz uma busca rápida no Google. Ou se a sua empresa é indicada por algum conhecido, a pessoa que está à procura deste serviço consulta as redes sociais para saber o feedback que os seus clientes estão dando em relação ao produto ou serviço.

Dito isto, vou falar das 4 grandes categorias do Marketing Digital utilizadas no Brasil, que vou destrinchar melhor em outros artigos…

1 – Otimização de mecanismos de busca (SEO)

Já parou pra se perguntar por que quando você pesquisa certos termos em sites de busca, como o Google, um site aparece em primeiro lugar e alguns em outras posições mais baixas?

Será que é porque esse site é realmente muito bom? Será que é porque a pessoa que criou o site tem algum vínculo com os funcionários do Google?

A resposta para as duas perguntas é a mesma: não.

SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado no site de buscas (primeiro, segundo terceiro lugar, por aí vai…).

Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa.

SEO é uma ótima forma de fazer com que os seus clientes venham até você. Portanto, essa é uma estratégia que eu recomendo fortemente que você invista na sua empresa.

2 – Marketing de Conteúdo

Marketing digital

Veja alguns insights gerados pela pesquisa realizada pela Rock Content em 2016 com mais de 2.725 participantes de diversas indústrias e áreas de atuação no Brasil:

  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais Leads (contato qualificado de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto/serviço);

  • Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas;

  • Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;

  • 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016;

  • 67% das organizações pretendem aumentar seus investimentos em Marketing de Conteúdo em 2017;

  • 74,8% das empresas afirmaram que o número de conteúdos publicados cresceu entre 2015 e 2016.

3 – Marketing de Mídias Sociais

Atualmente, 65% das empresas brasileiras já usam as redes sociais como uma ferramenta de comunicação com seus clientes e com aqueles que ainda serão seus consumidores.

4 – E-mail Marketing

  • Funcionários de empresas passam, em média, 13 horas da sua jornada semanal de trabalho verificando sua caixa de entrada – McKinsey & Company;

  • 92% dos adultos presentes online utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente. – Pew Research;

  • 76% dos profissionais de marketing observam crescimento constante na sua base de e-mails. – Ascend2;

  • 72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. – MarketingSherpa;

  • 81% dos consumidores online que recebem e-mails baseado em hábitos de compra, demonstrados anteriormente, possuem mais probabilidade de realizar outras compras no futuro. – eMarketer.

Essas são algumas estratégias que vêm sendo mais utilizadas por muitas empresas no Brasil e que com certeza se você aplicar nos seus negócios também obterá resultados.

Nos meus próximos artigos, em posts separados, falarei de cada uma dessas categorias, aprofundarei melhor e te ensinarei algumas técnicas e dicas que você poderá aplicar no seu negócio logo após a leitura.

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