Os clientes são os ativos de todos os negócios. Não só nas vendas de produtos, mas também de serviço todos devem tentar melhor possível para satisfazer os clientes para que eles voltem novamente.
O que é Serviço pós-venda?

O serviço pós-venda refere-se a vários processos que garantem que os clientes estejam satisfeitos com os produtos e serviços.

As necessidades e demandas dos clientes devem ser cumpridas para que possam espalhar um boca-a-boca positivo. No cenário atual, o comentário positivo desempenha um papel importante na promoção de produtos e serviços de marcas.
O serviço pós-venda garante que produtos e serviços atendam ou superem as expectativas dos clientes.
O serviço de pós-venda inclui várias atividades para descobrir se o cliente está feliz com os produtos ou não? O serviço pós-venda é um aspecto crucial do gerenciamento de vendas e não deve ser ignorado.

Por que serviço pós-venda?

O serviço pós-venda desempenha um papel importante na satisfação do cliente e na retenção de clientes. Ele gera clientes leais e aumenta o valor da marca.
Os clientes começam a acreditar na marca e se associam à organização por mais tempo. Eles falam bem sobre a organização e seus produtos e serviços.
Um cliente satisfeito e feliz traz mais indivíduos e eventualmente mais receitas para a organização por muito tempo.
O serviço pós-venda desempenha um papel fundamental no fortalecimento do vínculo entre a organização e os clientes.

Técnicas pós-venda

Os profissionais de vendas precisam manter contato com os clientes, mesmo após o acordo. Nunca ignore suas chamadas, e-mails, mensagens etc.
Dê-lhes o apoio necessário. Ajude-os a instalar, manter ou operar um produto específico.
Qualquer produto encontrado quebrado ou em condições danificadas deve ser trocado imediatamente pelo profissional de vendas. Ouça suas queixas e faça com que eles se sintam confortáveis.
Crie uma seção no site da sua organização onde os clientes possam registrar suas queixas. Toda organização deve ter um número gratuito onde os clientes podem ligar e discutir suas críticas, sugestões ou consultas. Os funcionários do serviço ao cliente devem tomar uma ação imediata nas consultas do cliente. Os problemas devem ser resolvidos imediatamente.
Faça um feedback dos produtos e serviços dos clientes. O feedback ajuda a organização a conhecer melhor os clientes e a incorporar as mudanças necessárias para uma melhor satisfação do cliente.
As políticas de troca devem ser transparentes e favoráveis ao cliente. O cliente que vem para uma troca deve receber o mesmo tratamento que lhe foi dado quando ele veio pela primeira vez. Fale com ele adequadamente e sugira-lhe a melhor alternativa.

 

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/importance-after-sales-service-mehmudul-haque