Podemos dizer que Comunicação Visual é toda forma de comunicação que utiliza elementos visuais, tais como: imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias.

O uso de imagens muitas vezes torna-se mais eficaz que o uso de texto para veicular uma informação. A imagem atinge instantaneamente, enquanto o texto precisa ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão.

O uso destes elementos tem como principal característica atribuir particularidades à mensagem. Por exemplo, o design de uma marca famosa dispensa o uso de textos explicativos para que as pessoas saibam qual marca se refere a imagem.

O designer gráfico ou diretor de arte, desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria marcas e materiais de papelaria, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Ele também escolhe a tipografia (fontes/letras) para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e projeta embalagens. Tornando assim, a comunicação mais eficiente e agradável. O designer ainda, cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível.

A criação de embalagens ou design de embalagens, é a área que une habilidades do design gráfico e do design de produto. Deve-se analisar os aspectos de proteção do objeto em si contra danos e avarias de transporte e armazenagem, resistência do material utilizado na embalagem, projeção de empilhamento em estoque, facilidade de abertura, manuseio e a experiência do usuário considerando aspectos de posicionamento de mercado. A criação do layout, diagramação da embalagem considerando a identidade visual da empresa, as especificações técnicas do produto fornecida pelo fabricante e as especificações de normas e convenções exigidas pelos órgãos específicos da categoria, a hierarquia de informações, a interação com o cliente final e também, o custo de produção.

O projeto de design de embalagem fica completo com a criação do manual de uso do produto. Em alguns casos, a complexidade é baixa e as informações podem ser integradas. Mas, produtos complexos exigem manuais extensos e detalhados produzidos separadamente.

Identidade Visual: Uma identidade visual bem feita da sua empresa faz com que ela se destaque entre as demais. Passe credibilidade e atraia os consumidores, além disso, quando bem feita a identidade visual evita que o consumidor confunda a sua marca com as demais do mesmo ramo.

A cor precisa ser bem escolhida, por meio dela que o consumidor associa o seu produto. Um exemplo clássico é quando alguém vê uma garrafa com uma silhueta vermelha já lembra da Coca-Cola. Além disso, a cor ajuda a padronizar franquias.

Criar uma identidade visual de uma empresa é essencial para a formação de uma marca forte e consequentemente, que seja valorizada pelo consumidor. É por isso, que ela deve ser produzida por uma pessoa que entenda e que saiba compreender toda essência da marca e criar sua identidade.

Materiais de qualidade transmitem profissionalismo às pessoas, o que gera interesse e confiabilidade.

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