A comunicação visual está se tornando mais e mais importante todos os dias. Como você deve saber, há algum tempo, a tendência para slides de apresentação foi a de eliminar a maioria, senão todas as palavras, e simplesmente se concentrar em imagens arrojadas, imaginativas e envolventes. Nos últimos dois anos, eu também notei sites de mídia social como o Twitter e LinkedIn estão adicionando mais e mais elementos visuais. (Ambos acrescentaram a possibilidade de uma grande foto de perfil de cabeçalho e ambos aprimoraram a capacidade de adicionar vídeo, imagens e apresentações diretamente ao perfil ou stream.)

Também houve um aumento significativo nos assinantes de mídia social dedicada à foto e vídeo, como YouTube, SlideShare, Instagram, Tumblr, Tumblr, Vine e Snapchat. Tenho experimentado com o novo software de comunicação visual que atingiu o mercado, e eu queria compartilhar com você uma pequena experiência informal que eu executei.

Você já parou para pensar na importância do design para o mercado corporativo? A identidade visual de uma empresa define não apenas a primeira impressão que um público terá dela, mas é responsável pela imagem que ela transmite aos seus públicos de interesse, é como ela é vista.

Em um mercado cada vez mais concorrido, com produtos e serviços semelhantes em todo lugar, uma comunicação visual de qualidade pode fazer toda a diferença no sucesso de um negócio. Um design agradável, criativo e marcante instintivamente convida o cliente, gerando interesse. Da mesma forma, um design “simplório” e “pobre” gera afastamento e desinteresse.

O chamado LOGO (logotipo) é o símbolo da empresa, isto é, transmite seus valores, ideais e conceitos. Esta “imagem” é o primeiro contato que o consumidor/cliente tem com uma marca/corporação. Assim, é fundamental que ela realmente traduza a “personalidade” da empresa, de forma criativa, expressiva e de fácil assimilação.

Ignorar a importância da comunicação visual é fechar portas para a obtenção de novos negócios, podendo gerar, inclusive, uma imagem de “amadorismo” ou “despreparo” para a empresa. Há quem considere o investimento em design (logotipo, website, cartão de visitas e material gráfico) muito alto para um prazo relativamente curto, no entanto, bons exemplos comprovam que, a médio/longo prazo, tal investimento torna-se decisivo nos lucros, uma vez que o visual agrega valor à marca e gera proximidade com os clientes, diferenciando uma empresa das demais.

Tome Nota!

  • Uma identidade visual bem feita passa credibilidade, atrai novos clientes e fortalece sua marca;
  • Destaca sua empresa entre as concorrentes;
  • Um material de qualidade, com as cores e composições certas, faz a sua marca ser lembrada e se tornar referência;
  • Tão importante quanto à identidade visual, é uma divulgação estratégica da sua marca, seguindo as tendências do segmento e as peculiaridades do seu público.

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